A empresa

PLANO DE TRABALHO E METODOLOGIA GERENCIAMENTO

A Gérance aplica conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades de projeto a fim de satisfazer os requisitos e alcançar as necessidades das participantes envolvidos/ interessados no projeto.

Baseamos nossa metodologia de gestão nas práticas internacionais do PMI (Project Management Institute), podendo assim assegurar qualidade e eficiência na execução de empreendimentos dos nossos clientes, desde o estudo de viabilidade até a entrega da obra.

A nossa linha de atuação apresenta várias atividades que, de acordo com o porte e complexidade do projeto/ empreendimento, são identificadas, combinadas, unificadas e coordenadas dentro do grupo de processos do gerenciamento de projetos.

GERENCIAMENTO DA INICIALIZAÇÃO DO PROJETO

Os processos de iniciação buscam identificar junto ao Cliente as necessidades e expectativas sobre os resultados e benefícios que o empreendimento deve proporcionar.

  • Coleta de requisitos: Levantamos todas as definições e necessidades do Cliente e Envolvidos a fim de garantirmos o sucesso pela adequação das expectativas que justificaram a realização do empreendimento.

GERENCIAMENTO DO ESCOPO DO PROJETO

Realizamos os processos necessários à garantia de que o trabalho inclua todas as atividades e os esforços necessários, para que seja terminado com sucesso. Dentre os processos destacamos:

  • Definição do Escopo: Definimos através dos requisitos e procedimentos específicos de trabalho os trabalhos a serem realizados para a entrega do empreendimento.
  • Estrutura Analítica do Projeto: Organização dos trabalhos a serem realizados a fim de confirmarmos as entregas parciais que garantirão o encerramento do empreendimento com sucesso.
  • Verificação do Escopo: Confirmamos as entregas parciais e totais verificando sua aceitação conforme requisitos, garantindo que o trabalho atenderá às expectativas.
  • Controle do Escopo: Acompanhamento e monitoramento do progresso dos trabalhos a serem entregues controlando as mudanças necessárias ao atendimento das novas necessidades observadas ao longo da execução do empreendimento.

Estes processos interagem entre si e com outros, envolvendo esforços de uma equipe multidisciplinar com base nas necessidades do Empreendimento.

GERENCIAMENTO DO TEMPO DO PROJETO

No Gerenciamento do Tempo do empreendimento realizamos processos necessários para gerenciar o término pontual do projeto, realizando os devidos ajustes ao prazo previamente acordado entre Cliente e Construtora Executora. Dentre os processos destacamos:

  • Definição de atividades: Definimos as ações específicas a serem realizadas para produzir as entregas necessárias ao sucesso do projeto.
  • Seqüência das atividades: Identificamos os relacionamentos entre as atividades necessárias à execução do empreendimento, levantando as seqüências e pré-requisitos necessários a cada atividade.
  • Recursos das atividades: identificamos os tipos e quantidades de material, pessoas, equipamentos ou suprimentos que serão necessários para realizar cada atividade a ser executada no empreendimento, garantindo que haja o recurso necessário.
  • Duração das atividades: realizamos uma estimativa mais próxima possível da duração de cada atividade realizada através do nosso banco de dados de produção levantado em obras anteriores ou cálculo por produtividades.
  • Desenvolvimento do cronograma: analisamos as seqüências das atividades, suas durações, recursos necessários e restrições do cronograma visando criar o cronograma do empreendimento.
  • Controle do cronograma: realizamos periodicamente acompanhamento e monitoramento do andamento dos trabalhos analisando os avanços das evoluções físicas, garantindo os devidos ajustes de programações a fim de atendermos a data de entrega do empreendimento.

Embora os processos sejam apresentados como fases distintas e bem definidas, na prática eles podem se sobrepor e interagir, envolvendo nossa equipe multidisciplinar.

GERENCIAMENTO DOS CUSTOS DO PROJETO

No Gerenciamento dos Custos realizamos processos envolvidos em estimativas, orçamentos e controle dos custos, de modo que o empreendimento possa ser finalizado dentro do orçamento aprovado pelo Cliente. Dentre os processos destacamos:

  • Estimativa de Custos: Desenvolvemos uma estimativa de custos a fim de confirmamos para o Cliente a viabilidade do Empreendimento, garantindo que todos os recursos financeiros serão disponibilizados para o encerramento.
  • Determinação do Orçamento: Realizamos através de cotações e levantamentos de valores de mercado os custos necessários à realização do Empreendimento, sendo realizado de forma detalhada, buscando garantir uma proximidade do custo real a ser confirmado ao encerramento do Empreendimento.
  • Controle dos Custos: Realizamos acompanhamento e monitoramento dos custos realizados, garantindo que os custos orçados não sejam ultrapassados buscando uma redução para uma maximização dos resultados do Empreendimento.

Cada processo destacado ocorre em todo projeto em várias fases executivas, de forma a obtermos todos os custos incorridos.

GERENCIAMENTO DA QUALIDADE DO PROJETO

Analisamos criticamente as políticas de qualidade da empresa executora, bem como os objetivos e responsabilidades de modo que os trabalhos satisfaçam as necessidades pela qual o empreendimento foi projetado. Nosso trabalho é realizar a Garantia da Qualidade, realizando auditorias dos requisitos previstos pelo Cliente e avaliando os resultados das medições dos controles de qualidade garantindo que sejam usados padrões de qualidade e as definições operacionais apropriadas.

GERENCIAR OS RECURSOS HUMANOS DO PROJETO

Gerenciamos a equipe responsável pela definição (Projetistas) e execução (Construtoras) do Empreendimento. Embora os papéis e responsabilidades específicas sejam previamente designados o envolvimento de todos os membros da equipe na tomada de decisões coordenadas pelo Gerenciamento são de extrema necessidade para o sucesso do projeto. Acompanhamos o desempenho da equipe do projeto, fornecendo relatórios de feedback,com resolução de questões e coordenação das mudanças para otimização do desempenho do trabalho.

GERENCIAMENTO DAS COMUNICAÇÕES DO PROJETO

O Gerenciamento das Comunicações assegura que as informações sejam geradas, coletadas, tratadas, distribuídas, armazenadas, recuperadas e organizadas de maneira oportuna e apropriada. Nossos Gerentes de Projeto gastam a maior parte do seu tempo se comunicando com os membros da equipe e envolvidos do empreendimento. A comunicação uma vez eficaz cria uma ponte entre as diversas partes interessadas, conectando diferentes níveis de conhecimento e diversas perspectivas e interesses na execução em busca do sucesso do Empreendimento. Dentre os processos destacamos:

  • Distribuir as informações: colocamos as informações necessárias às partes interessadas, cuidando que ela receba informações de seu interesse no padrão adequado de comunicação;
  • Gerenciar as expectativas dos envolvidos: Interagimos com os envolvidos no Empreendimento para atender às suas necessidades e solucionar as questões à medida que ocorrem.
  • Reportar desempenho: Coletamos ao longo do Projeto e Execução do Empreendimento as informações sobre o desempenho, incluindo relatórios de andamento, medições de progresso e previsões quanto as próximas fases até o encerramento e entrega do Empreendimento.
  • Registro da informação: todas as informações geradas durante o empreendimento são devidamente registradas através de um consistente controle de registros em nosso banco de dados. Todas as informações geradas são entregues ao cliente ao final dos trabalhos.

Todas as informações são devidamente tratadas e formalizadas ao longo do Gerenciamento de forma a facilitar o entendimento diante de divergências que normalmente encontramos até a entrega do Empreendimento.

GERENCIAMENTO DOS RISCOS DO PROJETO

Os objetivos do Gerenciamento dos Riscos são aumentar a probabilidade e impactos dos eventos positivos e reduzir ou anular a probabilidade e o impacto dos eventos negativos que interferem na entrega e no sucesso do Empreendimento.

Gerenciamos os riscos do empreendimento em todas suas fases, antecipando-nos e preparando-nos para as oportunidades.

GERENCIAMENTO DAS AQUISIÇÕES

Gerenciamos os processos necessários para comprar ou adquirir produtos, serviços e equipamentos. O gerenciamento das aquisições abrange o controle dos contratos e controle das mudanças necessários para administrar contratos ou pedidos de compra emitidos pelo executor, constatando que a compra atenda às necessidades do projeto com custos abaixo dos orçados. De acordo com o contrato realizado com a empresa executora, dimensionamos os controles necessários podendo controlar cada compra e mão de obra contratada ou realizar medições mensais dos serviços executados.

GERENCIAMENTO DO ENCERRAMENTO DO PROJETO

Os processos de encerramento, envolvem a finalização de cada aquisição para execução do Empreendimento. No processo de encerramento realizamos a finalização de reivindicações em aberto, atualização dos registros, arquivamento das informações para uso futuro. Os termos e condições do contrato com a empresa responsável pela execução podem exigir procedimentos específicos para o fechamento contratual.

GERENCIAMENTO INTEGRAÇÃO DO PROJETO

Os processos de integração do projeto, envolvem a realização de reuniões de coordenação com o Cliente e Envolvidos nas fases de Concepção, Planejamento e Execução do Projeto.

Portfóliogérance


Área de atuação

CD Wal Mart

Betim/MG

Gerenciamento licenciamento ambiental e coordenação da obra.
Área de intervenção: 282.000 m²